Com a chegada de um novo ano, precisamos ter nossa esperança renovada. Para finalizar bem e começar ainda melhor, com expectativa e ânimo pelo novo, para sermos positivos, alegres e certos que o melhor não passou, mas ainda está por vir, precisamos ter a capacidade de acreditar em dias melhores, acima das circunstâncias.
A esperança é uma das virtudes cristãs e, talvez, nestes dias conturbados, seja a que mais precisamos. Em dias de medo e incertezas, a esperança é o nosso guia. Em nossa sociedade tóxica, muitas pessoas estão vivendo de forma negativa e pessimista, incrédulas quanto a mudanças e melhoras. Não permita que o pessimismo de alguns contamine sua esperança e fé para um ano melhor. Para alguns, quanto pior, melhor, porque ganham com o caos. Que não seja o seu caso.
Não deixe que o medo o domine. Você sabia que a Bíblia apresenta a expressão “Não temas” 365 vezes? Uma para cada dia do seu ano, lembrando-o de que você jamais precisa ficar paralisado pelo medo. O medo é uma perspectiva, assim como é a esperança; qual delas você escolhe? Só poderemos viver bem com uma perspectiva positiva de vida. O único lugar onde não há perspectiva é no inferno (lugar de tormentos), e sua vida não é um inferno, apesar de poder enfrentar um. Como disse o grande estadista britânico Churchill, “Se sua vida estiver atravessando por um inferno, marche!”. Você não foi feito para viver no inferno e muito menos para ir para lá. Você foi criado para grandeza, para uma vida radiante aqui e eternamente.
Sou uma pessoa otimista. Gosto de pensar que tudo pode ficar melhor. Acredito que amanhã pode ser um dia melhor que hoje, a despeito das muitas opiniões negativas e fatalistas que nos cercam, dizendo que o pior está adiante. É claro que não ignoramos as duras realidades da violência, injustiça, miséria, desequilíbrio social, corrupção, crises ambientais e sociais. Problemas não faltam, porém, estamos aqui justamente para contribuir e reverter essas realidades, e não faremos isto com atitudes negativas e reclamação. Não podemos terceirizar nossos problemas – ao governo, à sociedade, às escolas –eles são de cada um de nós. Busque soluções para mudar realidades onde você estiver.
Tudo na vida é uma questão de decisão e atitude. Quero ser uma pessoa positiva num mundo negativo, ser solução num mundo de aflições. Como? O episódio narrado em Mateus 14:12-33 mostra uma terrível tempestade pela qual passavam Jesus e Seus discípulos. Os discípulos haviam entrado no barco por ordem de Jesus, porém, mesmo obedecendo, foram pegos pela tormenta e seu barco já quase naufragava. Jesus, que dormia, acorda e diz aos homens: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”. Acredite, com Jesus não chegou ao fim, a tempestade vai passar e dias melhores virão! Vença o pessimismo, o fatalismo e a descrença. Decida viver pela fé em Jesus; quem tem fé, vive mais e melhor! Como S. Paulo também escreveu em uma de suas cartas: “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós” (Efésios 3:20). Renove sua esperança e leve-a por onde for, porque, por mais fortes e intensas que sejam, as tempestades sempre passam!
Carlito Paes