Quem é você? O que define quem você é? Você precisa ter esta resposta bem clara em sua vida! Você depende mais disto do que imagina! Essa é a pergunta e tema central do filme que estreia próxima semana nos cinemas brasileiros, “Mais que Vencedores,” de direção de Alex Kendrick. Nos Estados Unidos, onde o filme foi lançado no fim de agosto deste ano e está entre os 5 filmes mais assistidos nos cinemas do país. Kendrick, que inclusive está no Brasil para o lançamento do filme e neste sábado falará na Igreja da Cidade, é também o roteirista e ator principal da película, produzida pelos Kendrick Brothers. Os três irmãos são responsáveis por produções de sucesso como Desafiando Gigantes, Prova de Fogo, Corajosos e Quarto de Guerra – este último, protagonizado por Priscilla Shirer. A atriz e palestrante internacional cristã também é parte do elenco de “Mais que Vencedores.”
Tive a oportunidade de ver este filme em uma pré-estreia e não poderia deixar de recomendar a você, leitor. Um filme fantástico, que nos faz refletir sobre algo que impacta completamente nossas vidas: a nossa própria percepção de qual é nossa identidade.
“Mais que Vencedores” conta a história do treinador John Harrison, que se vê em uma situação muito difícil depois que a principal fábrica da sua região demite centenas de pessoas, fazendo com que muitas famílias tenham que deixar a cidade. Com um futuro incerto como treinador de um time de basquete, Harrison passa por muitos conflitos internos, sentindo-se um verdadeiro fracasso. É quando ele é desafiado a treinar uma corredora – um esporte que Harrison nem mesmo gosta – uma jovem que também lida com diversos questionamentos e lutas internas. Não vou dar spoilers, porém, posso dizer que o time de improváveis, formado por uma garota insegura e um treinador desmotivado, começa a se fortalecer com lições de vida, orações e amizade. Um filme sobre força, resistência, perdão, identidade e fé!
Todos nós já nos sentimos assim alguma vez em nossas vidas: frustrados, desvalorizados e desqualificados. Por vezes, eventos ruins dos quais não temos nenhum controle atingem nossas vidas, carreiras e famílias. Pode parecer muito difícil vencer nossa própria insegurança. Porém, tenho aprendido em minha vida, e ao observar a vida de muitas outras pessoas, que é muitas vezes nos nossos momentos de fraquezas que podemos encontrar a Deus e descobrirmos Nele uma força sobrenatural.
Há gente acreditando que a conta bancária é o que as define. Outras, sua beleza física. Outras, ainda, seus títulos acadêmicos ou conquistas profissionais. Talvez o que você acha que o define é a sua personalidade ou os seus hobbies. Sempre que acharmos que esses fatores nos definem, ficaremos decepcionados, pois todos eles são passageiros e frágeis. O apóstolo Paulo, que antes de sua conversão a Jesus era um cidadão judeu proeminente, disse que o amor de Deus passou a definir quem ele era!
Não deixe que os seus fracassos, suas fraquezas ou mesmo suas conquistas terrenas definam quem você é. Não deixe que a sociedade, por vezes tão doentia, tente dizer quem você deveria ser. O Seu Criador tem todas essas respostas!
Neste fim de ano, traga ao seu coração esta reflexão: o que você tem permitido que defina você? Você foi criado para viver acima das circunstâncias da vida, para viver como alguém mais que vencedor!
“Mais que Vencedores” estreia dia 21 de Novembro nos cinemas do Brasil! Assista!
Carlito Paes