O ADVENTO QUE MUDOU O MUNDO PARA SEMPRE
9 de dezembro de 2020
Somos a igreja!
14 de abril de 2021

As sete frases de Jesus na cruz são uma seleção de sete breves frases segundo os Evangelhos pronunciadas por Jesus durante sua crucificação. Estas frases – ou palavras, devem ser alvo de meditação principalmente durante a Semana Santa, entre os Cristãos, e foram recolhidas dos Evangelhos.

Sua ordem e expressão variam ligeiramente entre os diversos Evangelhos, e seu conjunto completo não é encontrado em nenhum deles.

Depois de preso e açoitado pelos soldados romanos, Jesus foi condenado à morte por crucificação por Pôncio Pilatos, sob as intrigas dos fariseus judeus. No dia seguinte, iniciou a Via Dolorosa pelas estreitas vias de Jerusalém até o Monte da Caveira, fora dos portões da cidade para que todos pudessem ver, conforme costume do império para amedrontar criminosos. Ao terminar o percurso, Jesus é levantado ao madeiro às 9h, ficando exposto até às 15h. Lá estava o Filho de Deus, que se fez como um de nós e pelo Seu sangue nos redimiu. Ao ser levantado no madeiro, Jesus portava uma coroa de espinhos e uma cruz que não eram Dele, mas nossas. Durante as horas de sofrimento na Cruz, Ele pronunciou Suas 7 últimas palavras na Terra. 21 séculos depois, continuam palavras poderosas para nós.

A primeira delas foi: “Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem” (Lucas 23:34), uma palavra sobre perdão. Todos precisamos receber perdão pelos nossos pecados, intencionais ou não. Todos precisamos do perdão de Jesus de Nazaré; então, como você foi perdoado, perdoe.

A segunda palavra é: “Em verdade eu te digo hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43), uma palavra de redenção. Somente um dos dois ladrões crucificados demonstrou arrependimento e buscou a redenção. A tradição da igreja afirma que seu nome foi Dimas, mas não sabemos de fato.

A terceira palavra foi: “Mulher’ Eis aí o seu filho…Então disse ao discípulo: Eis aí tua mãe…” (João 19:26-27), uma palavra de relacionamento, de encontro e de discipulado. A fé em Cristo não é, em essência, uma proposta de religião, mas de relacionamento.

A quarta palavra foi: “Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mateus 27:46 e Marcos 15:34), uma palavra de solidão. Jesus foi abandonado para que você pudesse ser acolhido, amado e aceito. Hoje, podemos até sentir solidão, mas nunca viveremos o abandono, pois Jesus fez isso por nós e nos acolheu.

A quinta foi: “Tenho sede” (João 19:28), ela nos remete à dor. Ela mostra a natureza humana de Jesus. Não foi uma reclamação ou pedido, mas uma afirmação de que Ele era de carne e osso. É por isso que Ele se compadece de nós, pois conhece todas as nossas dores.

A sexta palavra foi: “Está consumado” (João 19:30), uma palavra de entrega. Jesus declara que tudo o que deveria ser feito foi cumprido. É um sinal de que a obra de salvação se tornará eficaz por intermédio de Seu sacrifício em prol de todos os homens.

A sétima palavra da cruz foi: “Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!” (Lucas 23:46), uma palavra de vitória. Não era o fim, mas o começo da grande vitória eterna de Jesus e dos que creem. Jesus ficou 6 horas pendurado na cruz até morrer. Após o meio dia, o céu se escureceu, ilustrando perfeitamente a realidade do mundo espiritual.

Que nesta Páscoa essas palavras façam diferença em sua vida e que você também seja agente de transformação ao recebe-las, celebrá-las e reparti-las. Foi tudo por você.

Boa semana de pascoa, a nossa semana chamada santa. Ele vive Reina e governa por você e breve voltará para você, creia e espere!

1 Comentário

  1. ronaldo cassiano disse:

    Antes de Cristo, depois de Cristo…a vida de uma pessoa que aceita jesus como salvador mostra a diferença. Jesus tudo em nós!