A Reforma Protestante
7 de novembro de 2019
Tempo de Esperança
10 de janeiro de 2020

Como você está terminando o seu ano? Chegamos à última semana do ano, a semana entre Natal e Ano Novo, e tantos de nós estamos descansando, passando um tempo com a família, celebrando juntos as festas de fim de ano. Uma semana de encontros e despedidas, abraços e acolhidas!

Em breve uma nova década começará, e viveremos novos ciclos escolares, profissionais e familiares. Muitos de nós já começamos a pensar sobre as famosas “resoluções do ano novo”: emagrecer, sair das dívidas, terminar o curso de inglês, reatar um relacionamento. Não há nada de errado em planejar e sonhar com o futuro. Porém, tenho aprendido como líder que uma das melhores coisas que podemos fazer como indivíduos, famílias e organizações é termos pausas estratégicas. E não quero dizer apenas as pausas para o lazer e o descanso; você já parou para agradecer?

O nosso corpo precisa de pausas, não é mesmo? Precisamos parar para renovar as forças e descansar, não tomar decisões e descansar a mente. Todo atleta sabe que as horas posteriores a uma grande prova precisam ser conduzidas com cuidado, porque é uma pausa muito importante. O mesmo acontece com a nossa mente. Ela precisa sair da rotina e entrar em contato com coisas novas, precisa respirar para voltar a ser criativa e operante. No entanto, a nossa alma também precisa parar para se renovar.

A gratidão é o combustível da nossa alma. No livro de Salmos, nas Sagradas Escrituras, vemos que o salmista entendeu este princípio: “Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos!” (Salmo 103:2). Almas ansiosas estão sempre ocupadas com os problemas que o futuro pode trazer, mas a gratidão é capaz de nos fazer parar, olhar para trás e reconhecer quantas coisas boas temos recebido de Deus. A insatisfação cansa, mas a gratidão renova!

Que tal parar por alguns instantes e, simplesmente, agradecer especificamente pelas bençãos de Deus na sua vida? Você pode ser grato pelas pessoas da sua vida? Pelo crescimento que você viveu? Pode ser grato pelas lições aprendidas em meio às dificuldades? Pode ser grato pelo país e pela cidade em que você vive? Você pode ser grato porque, a despeito de tudo, você recebeu o presente da vida e, por isso, pode ter esperança de que amanhã pode ser melhor? Pode ser grato por um Deus que ama você e quer fazer o melhor em sua vida?

A gratidão é realmente um agente poderoso de vida, porque ela gera pessoas satisfeitas, e pessoas satisfeitas são as mais fortes e sábias que existem. Pessoas reclamadoras, insatisfeitas e amargas nunca estão em seu pleno potencial. Você não foi chamado para viver assim! Viva satisfeito, seja uma pessoa de “tanque cheio”, e aprenda que esse é um trabalho seu e não de outras pessoas. Nunca tente “terceirizar” a sua felicidade, porque este é um caminho que só você pode trilhar, com toda a ajuda de Deus. Só você pode escolher ser uma pessoa grata de coração.

Por isso, que hoje possamos fazer o que também lemos na Bíblia Sagrada: “Quero trazer à memória o que pode me dar esperança” (Lamentações 3:21). Creia que, com Deus, o melhor está sempre por vir. Eu já decidi ser uma pessoa otimista, a despeito das más notícias e circunstâncias difíceis. Isso não é sobre negar os problemas, mas saber que lugar eles ocuparão na minha alma, ou seja, nas minhas vontades e emoções.

Nestes dias, não pare simplesmente para descansar o corpo e a mente; não pare somente para tirar alguns dias do trabalho ou dos estudos. Pare para renovar a sua alma e a sua fé, pare para agradecer. Talvez você se surpreenderá ao reconhecer como Deus tem estado ao seu lado muito mais do que imagina!

Carlito Paes

Os comentários estão encerrados.