Nosso ano novo começou. Temos à frente 50 semanas para vivermos um grande ano. Nesta perspectiva de um novo começo, quero escrever sobre 10 princípios para você terminar muito bem, para que, no que depender de você, você viva o melhor ano de sua vida, sem rolos e enrolos causados pela negligência ou descaso consigo mesmo e seus relacionamentos.
Cuide da saúde: “Com saúde não se brinca” é uma fala bem brasileira. Sua saúde é um presente de Deus e está 100% relacionada à sua qualidade de vida e bom desempenho em outras áreas. Ela não depende somente de sua vontade, mas a manutenção dela, em boa parte, sim. Quando foi seu último check up? Faça uma revisão geral sobre os cuidados para que você tenha boa saúde física, mental e emocional.
Tenha equilíbrio na alimentação: Alguns dizem que somos o que comemos. Não é sobre somente o que comer, mas quanto e quando, tudo em equilíbrio e harmonia. Cada refeição é importante. Seja seletivo e converse com profissionais da área que o ajudem a comer melhor.
Administre suas finanças: O livro de Jaime Kemp, “Até que as finanças vos separe”, fala sobre os problemas conjugais oriundos da má administração dos recursos financeiros. Este é um assunto que todos precisam cuidar bem, sejam jovens, adultos, solteiros ou casados. Vivemos no país com os juros mais caros do mundo e precisamos ser sábios em cada escolha.
Priorize a família: Sua família é seu maior patrimônio. Não é um jargão, mas uma verdade. Ninguém estará bem se sua família estiver mal, portanto, invista e cuide de sua família. Dê atenção e cuidado aos seus, priorizando-os em sua vida neste ano.
Revise seus relacionamentos: Relacionamentos podem nos elevar ou afundar. Se cultivamos relacionamentos saudáveis seremos curados. Se somos dependentes de relacionamentos doentios, ficaremos doentes também. Ande com pessoas saudáveis, honestas, de caráter e bem resolvidas.
Ame seu trabalho: O trabalho não pode ser um fardo, pois é uma benção de Deus. Trabalho é mais que um emprego, é uma virtude. Deus é o criador do trabalho, e segundo as Escrituras, Ele continua trabalhando por cada um de nós a cada manhã. Tenha prazer em trabalhar, produzir e empreender para si e para sociedade.
Cuide do seu coração: Segundo o sábio Salomão, do coração procedem as fontes da vida. Ele é o responsável por nossa qualidade de vida interior. Ame e perdoe sempre, proteja e guarde seu coração de sentimentos negativos.
Cultive fé: Aplicar uma vida de fé é fundamental para manter a qualidade de vida. Está cientificamente provado que pessoas com fé vivem melhor. Não falo de uma fé religiosa, fundamentalista e puritana, mas de uma fé livre, amorosa, graciosa, leve e justa. Tenha fé em Deus, Jesus, no Espírito Santo, na Bíblia, nas pessoas que Deus traz para abençoar sua vida.
Encontre o descanso: O descanso foi criado por Deus e é sagrado. Não é o Domingo ou Sábado que são sagrados, mas o princípio de parar para descansar. Não somos máquinas e precisamos do dia de folga, das férias, do dormir bem e de se renovar.
Leve o lazer a sério: Quem trabalha com as mãos precisa de um descanso para o corpo, e quem trabalha com a mente precisa de um hobby com as mãos. O lazer alegra a alma, renova a criatividade e refaz a sanidade. Quem nunca tem lazer, acaba doente, ansioso ou depressivo. Aprenda a não fazer nada sério, apenas se descontrair.
Creio que você pode viver um grande ano. Viver bem e com equilíbrio estes 10 princípios ajudará você para os seus próximos passos.
Tenha um lindo ano!