Todos temos lutas e batalhas na vida. A questão não é se vamos lutar ou não, mas o quanto lutaremos. O problema é estar na luta errada. O apóstolo Paulo escreveu em uma de suas cartas: “Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo e não luto como quem esmurra o ar” (1 Coríntios 9:26). Ele sabia que lutava, mas declarou que não lutava sem propósitos.
Como estão suas lutas? Pelo que você tem lutado? Alguns de nós precisaram vencer ainda no ventre materno uma grande batalha para conseguir vir ao mundo. Alguns lutaram para nascer devido a problemas de saúde ou mesmo por sobreviver a um processo de aborto. Mas, lutaram e venceram ao nascerem!
Muitos também atravessaram em sua primeira infância grandes lutas. Alguns lutaram contra a pobreza e desnutrição, outros enfrentaram lares disfuncionais, outros sofreram abusos sexuais e venceram brigas e divórcios dos pais. Enfim, apesar de uma infância difícil, lutaram contra seus traumas, mantiveram-se saudáveis e venceram, desde cedo.
Muitos lutaram muito na adolescência. Lutaram e venceram os turbulentos anos típicos desta idade. Enfrentaram bullying na escola, crises existenciais, conflitos familiares, tentações e apelos das drogas, do álcool e das escolhas destrutivas. No entanto, venceram em meio às pressões.
Muitos enfrentaram grandes crises na juventude. Passaram por injustiças sociais, namoros problemáticos, relacionamentos destrutivos e desafios familiares. Muitos lutaram por seus estudos e suaram muito para entrar no mercado de trabalho. Alguns jovens lutaram duramente contra o medo e a depressão. Mas conseguiram enfrentar, sobreviver e vencer suas lutas da juventude.
Talvez sua luta foi pelo casamento e pela família. Talvez você precisou enfrentar um cônjuge irresponsável que traiu, decepcionou e desistiu de você. Mas, se você lutou até o fim, você também venceu. Porque o fracasso não é apenas a ausência de vitória, é a desistência pela falta de garra para lutar! Você venceu com sua consciência e fé em Deus! Como você está? Está enfrentando em sua vida hoje lutas? Quais são elas? Tenho visto em nossos dias muita gente com sérios problemas porque estão lutando lutas erradas. Ou então, estão simplesmente lutando a luta dos outros e não suas próprias lutas. Entenda, nem tudo que é bom, é bom de fato para você! Não entre em qualquer luta, avalie bem a causa em que você entrar. Hoje, tenha fé e coragem. Deus capacita você para lutar suas verdadeiras batalhas! “Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim” (Colossenses 1:29). Ele dá a você força para vencer! E Ele também concede sabedoria para você discernir qual é sua luta, e qual a melhor hora de lutar!
Lute por sua vida, sua família, seu casamento, seus filhos, por seus estudos e trabalho. Lute pelo pobre, pela justiça, pela fé, lute sempre com princípios e valores, como Jesus lutou por sua vida ao vencer o mal e suas tentações, ao vencer na cruz por amor a você!
Não lute por aceitação alheia, não lute por religiosidade, fanatismo legalista, por aparências, inveja, ciúmes ou pura competição e rivalidade. Decida quem, de fato, você precisa agradar! Nossas lutas internas e a luta contra nossa natureza carnal, pode ser nossa maior luta. E nunca se esqueça que o seu próximo não é seu inimigo! Não julgue ninguém, antes, ame, perdoe e siga seu destino! Não desista! Lute! O Senhor estará sempre lutando ao seu lado, se as suas lutas forem também as Dele, para você e por um mundo melhor..