Neste domingo vamos às urnas colocar nossos 6 votos para os poderes Executivo e Legislativo. Você está preparado? Os ânimos estão acalorados e o ambiente social está bem polarizado, mas agora é tempo de baixar os muros e construir as pontes. As eleições passam e os relacionamentos ficam. Existe vidas após as eleições! Com as definições feitas para o legislativo, os ânimos tendem a esfriar e a melhorar, mesmo que possamos seguir para o segundo turno no executivo estadual e federal. A vida segue e, independentemente dos resultados, somos todos brasileiros e queremos o melhor para nosso estado e país. É tempo de união, para a vida e sanidade da sociedade.
Sei que é muito mais difícil construir uma ponte do que um muro. E um período pós eleições, é quase como pós-guerra. Muitas pontes relacionais foram queimadas e é necessário tempo e dedicação para a reconstrução. Paredes separam, pontes unem. Paredes delimitam, pontes atravessam fronteiras. Paredes não nos deixam ver o outro lado, pontes nos levam a olhar além. Paredes que se tornam monumentos são um legado de destruição e segregação, ainda que digam ser para a proteção. Pontes atravessam obstáculos, sempre ligando um lado ao outro, ainda que sejam diferentes. Pontes são monumentos de grandeza.
Um conselho bíblico que cabe muito bem para este tempo: “Façam todo o possível para viver em paz com todos” (Romanos 12:18). Por vezes é muito difícil ter paz com todos! Mas, no depender de você, faça a sua parte, entenda, compreenda, opine, e nunca se esqueça do que nos une mais do que divide. Como um bom vale paraibano, é tempo de uma boa conversa. Em tempos de opiniões intensas, é sempre bom usar a virtude do saber ouvir.
Vamos prosseguir, na fé de que dias melhores virão sobre todos nós! Ore como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse de você. Viva em paz com todos, porque por vezes, é melhor ter paz do que razão. Não adianta ganhar argumentos e perder pessoas que amamos.
Boas eleições para todos nós!