Há exatos 196 anos, o brado de Dom Pedro foi manifesto, “Viva a independência e a separação do Brasil. Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou Morte!” Estas foram supostamente as palavras de Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822 às margens do riacho Ipiranga. Que ficou conhecido como o Brado do Ipiranga, dado, por aquele que entraria para história como o primeiro imperador do Brasil!
Celebramos ontem, o nosso patriótico e festejado 07 de setembro, mas é muito triste, que a quase 200 anos, mesmo que nos tornamos independentes de Portugal, a história e nossa realidade revelou que nossa alegria durou pouco, logo depois, nos tornamos vítimas de uma velha república oligárquica, de um estado novo, autoritário, de uma república militar, tentando se librar de uma república comunista, e desde 1982, somos refém de um sistema político decadente, de políticos populistas, um sistema que hoje está tão ruim, que desestimula os melhores e privilegia os piores, estamos atolados em um mar de corrupção, na grande maioria, o discurso dos candidatos é mudança, mas temos mais dos mesmos, pessoas que estão no legislativos por diversos mandatos, senadores que podem escolher seus suplentes na base na amizade, interesse e parentescos, políticos velhos, eleitos com dinheiro público de um fundo eleitoral bilionário, aprovado às pressas para manter os mesmos no poder, enquanto não temos dinheiro para os nossos museus, escolas e hospitais! Nossas universidades federais precisam de tudo, para manter em sala de aula os que puderam pagar para fazer cursinhos e ter um ensino médio melhor no sistema privado, enquanto o ensino médio público do país, segundo o ministro da educação está no fundo do poço!
No Brasil de 2018, da tecnologia do século XXI, estamos ainda tão dependentes de tantas coisas básicas, e não somos mais dependentes de Portugal, mas somos dependentes de políticas ruins, de um sistema político caquético e de uma herança cultural extrativista, que ainda nos remete ao Brasil colônia!
Este nosso desejo de ser independente já vinha de algum tempo, como é possível ver através de Tiradentes que lutou por essa liberdade alguns anos antes, mas infelizmente foi morto e esquartejado (1792) para que servisse de exemplo para os outros que a ideia de liberdade do domínio de Portugal, porque não é de hoje, a opressão, a violência e até a morte, a todos que desejam mudar o sistema!
O Brasil que desejo é um país de liberdade, empoderamento das pessoas, um país de sonhos, projetos e perspectivas para a grandeza, onde pessoas grandes entraram na vida pública para servir, um país de oportunidade para todos, que premia a excelência e o empreendedorismo, um país sem divisões, sem ódio, com emprego e renda para todos, onde o estado é menor, e as pessoas são maiores!
Diferente do brado de Dom Pedro no Ipiranga, o brado, dado por Jesus na cruz “Está consumado” representou a independência deste reino das trevas. E a Bíblia diz que para vivermos esta independência deste reino cruel e nos colocarmos na dependência do Reino de Deus basta aceitarmos o que Jesus fez por nós naquela cruz. E este de fato nos fez livres e grandes, diante das trevas e do mal! “ Portanto, se o Filho (Jesus) os libertar, vocês de fato serão livres.” João 8:36!
Pense nisto!