COPA DO MUNDO E EU
25 de julho de 2018
A LUTA CONTRA O RACISMO CONTINUA
25 de julho de 2018

Chegou uma nova estação, seja bem-vindo inverno! A estação do friozinho, onde tiramos os casacos do armário, e preferimos as comidas mais quentinhas. Para muitos o inverno é um tempo de ficar mais em casa, mais sozinho, contemplativo, na solitude, com menos cores e mais introspecção! E alguns associam a uma estação triste! Mas, não é bem assim!
Permita-me mostrar algumas belezas do inverno. Primeiro, porque ele foi criado pelo próprio Deus, olhe o que a Bíblia diz: “Deus disse: ‘Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar ESTAÇÕES, dias e anos,’” (Gênesis 1:14). Deus sabe que precisamos de ciclos, de recomeços, de tempos de reflexão, de execução ou até mesmo de diversão. Há um tempo determinado para tudo debaixo do céu, diz o sábio.
Aproveite o inverno para começar ou recomeçar algo. O estudo de uma língua, um curso, a leitura de um livro, e desde já quero te indicar o livro do próprio Deus, a Bíblia. Mas, tem muitos outros bons livros. Recomece ou restaure uma amizade perdida pelo tempo, pela correria das outras estações ou até mesmo por discordâncias. Aproveite este tempo para colocar a conversa em dia, mas não para falar sem propósito, sem intensão, mas converse sempre com a intensão de crescer, de contribuir e receber contribuições.
Aproveite também o tempo frio para refletir. Um tempo sozinho é um momento em que devemos escolher entre a solidão ou a solitude. A diferença não está se você está ou não sozinho, mas se você escolheu ou foi empurrado para estar assim. A solitude é uma atitude intencional de ficar sozinho para pensar, refletir em algo que no meio da multidão, nunca pensaríamos. Há um texto muito forte no Velho Testamento, que é como se Deus, estivesse nos chamando a refletir sobre os nossos caminhos, nossas decisões, escolhas e responsabilidades. Ele nos dá alguns sinais pontuais, que nunca refletiríamos na festa ou na diversão, olhe este texto: “Agora, assim, diz o Senhor dos Exércitos: ‘Vejam aonde os seus caminhos os levaram. Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada’.” (Ageu 1:4-6). Forte, não é?! Reflita na sua vida!
Entenda o inverno como um ciclo, como um tempo, um estado, o frio, a noite, a tristeza, a tempestade, assim como a alegria, os aplausos da vitória, as euforias de um tempo bom, tudo passa. É imprescindível que aprendamos com eles. Como aprendemos com Deus, no texto acima, temos que aproveitar todas as estações, dias e anos, para executarmos o nosso melhor, o mais difícil é continuar vendo pessoas querendo viver os dias que já se foram, ou os anos que não existem mais, ou viverem completamente fora de suas estações de vida. Cada tempo tem a sua beleza natural. A primavera é linda com as suas cores, o verão com o seu calor, o outono com o seu preparo para o inverno e o próprio inverno com o seu frio. Cada tempo tem a sua beleza, seu propósito, sua finalidade e todas elas são para o nosso bem. Não queira viver no passado e nem antecipar o futuro. Viva o seu tempo com alegria e satisfação, sem inverno não existiria a Primavera ou Verão!
Aproveite este inverno para ir a lugares que você ainda não foi, um cinema, a casa de um amigo, ou até mesmo uma viagem de férias para aproveitar ainda mais o friozinho. Faça ótimas amizades e reaproxime as antigas, prepare-se para o novo tempo, que certamente chegará. Aprenda com as experiências antigas, mas não se baseie apenas nelas para planejar como será a primavera e o verão. Creia que o melhor de Deus sempre está por vir, nesta estação, de lindas roupas, com maravilhosos dias e conversas ao redor de um prato quente. Aproveite cada estação da sua vida! Seja bem-vindo inverno!

Os comentários estão encerrados.