Neste domingo iniciamos uma nova edição da Copa do Mundo de Futebol da FIFA! Tenho ouvido pessoas dizerem que não deveríamos comemorar, torcer, ou até mesmo assistir aos jogos da seleção! Confesso que diante de tantos anúncios de irregularidades nos esportes, dentro e fora das quatro linhas. Ainda ser na Rússia, que foi investigada pela Agência Mundial Antidoping (Wada) com um relatório de 323 páginas, revelando doping em várias áreas do esporte Russo, poderiam nos distanciar ainda mais do sempre festivo tempo de Copa do Mundo em nossa nação.
Lembro-me bem, quando criança, as ruas pintadas, bandeiras em todas as janelas, ruas vazias em dias de jogos. O Brasil parava mesmo. Após o fatídico 7 X 1 sofrido pela nossa seleção contra a Alemanha, no Mineirão, em casa ainda, parece que a nossa paixão pelo futebol assinou a sua própria certidão de óbito naquele dia. Tudo isto talvez seja motivo para você dizer: É por isto que eu não vou comemorar! Mas me permita te mostrar o outro lado deste jogo.
A Bíblia nos diz que devemos nos “Alegrar com os que se alegram” – Romanos 12:15. Futebol é uma das alegrias de ser brasileiro. Faz parte da nossa cultura! Nosso povo é conhecido por sua criatividade, também pelo fruto de olhos atentos nas beiras dos campos, assistindo o talento de homens como Garrincha, Pelé, Zico, Romário, Bebeto, Falcão, Cerezo, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldinho, Kaká, Tafarel, ou agora Neymar Junior. Não podemos por causa da nossa dor, problemas ou dificuldades sermos egoístas o bastante para não nos alegrarmos com os que estão ao nosso redor e que querem um tempo assim, de alegria, de torcida, de expectativa de ganhar mais uma taça do mundo.
O nosso futebol nasceu na aristocracia branca inglesa em São Paulo, no final do século 19, mas rapidamente alcança o país inteiro trazendo esperança a uma nação tão sofrida de injustiças e desigualdades, que não começaram agora, mas nos atormentam desde os tempos de Portugal. O chamado das Escrituras são sempre para que o céu se manifeste entre nós. E o Reino dos céus se manifesta com justiça, paz e alegria no Espírito. A alegria é um fruto da presença de Deus neste mundo. Muitos usam da alegria para abusarem dela, é verdade, mas nem por isto podemos desprezá-la. Você deve fazer, sempre que possível, o máximo para se alegrar neste mundo, para se agradar do que Deus está fazendo com e em você. Viver reclamando, murmurando, bravo e revoltado com tudo, não resolve nada. Mude o que precisa mudar, ajude a melhorar o mundo a sua volta, mas saiba que não é você quem o salvará, pois ele já foi salvo pelo amor de Jesus.
Por isto, prepare o seu coração, pois os jogos estão começando e o Brasil entrará em campo. Apesar da CBF votar para Copa de 2016 no Marrocos, em ao invés do México, EUA e Canadá. Vamos celebrar o Esporte! Aproveite este tempo para fazer novas amizades, aprofundar as antigas, para se alegrar com quem te ama e permite ser amado por você. E saiba que ganhando ou perdendo o melhor é a alegria de ter alguém do nosso lado se alegrando conosco. Adiante Brasil! Esporte é saúde, Cristo é vida!