É muito comum as pessoas viverem no presente, pensando que o futuro não chegará tão cedo. Ignoram que todas as colheitas do futuro, foram plantadas em algum momento do presente. A Bíblia nos faz um grande alerta: “O que o homem semear, isso também colherá” (Gálatas 6.7). Diante desta fiel lei da vida e da natureza, quais sementes você tem em suas mãos e que tem semeado na jornada da sua vida? Tenha certeza, elas serão sua colheita, na mesma espécie e proporção. Seu futuro está sendo gerado a partir das suas atitudes, escolhas e decisões de hoje.
É verdade que não é possível prever o futuro, apesar deste ser um desejo antigo do ser humano. Podemos pensar que ele é o único ser que tem um senso mais claro do que é o futuro e pode sonhar e idealizar este tempo vindouro. Ideias futuristas, ou sonhos distantes para o amanhã, são todas faces deste mesmo desejo. Mas, a forma mais correta de prever seu futuro é investir no seu presente. Foi o que Peter Drucker afirmou: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.”
Todos nós temos um sonho para o futuro, porém, alguns deixam que os sonhos morem apenas lá. Sem endereço, sem hora para acontecerem, sem caminho para serem alcançados. É uma síndrome difícil de identificar e de superar. O sonho de uma viagem, da casa própria, do relacionamento recuperado, daquela ligação que precisa ser feita, ou mesmo de um hábito ruim que precisa ser abandonado. E
Em paralelo, temos este sentimento tão presente em nossa sociedade de simplesmente aproveitar o momento, escolher o prazer momentâneo pelo futuro, ter expectativas supridas de forma instantânea. A equação do sonho distante com a postura carpe diem de ser faz com que muitos não vivam o seu melhor e se afastem cada vez mais daquilo que tanto sonhavam. O caso tem se tornado tão sério que até os limites naturais da vida, do respeito e do senso comum da vida em sociedade têm sido esquecidos em nome do prazer do hoje. No entanto, o princípio da semeadura e da colheita não muda ao nosso simples pensamento positivo: não podemos viver o presente ignorando o futuro que virá.
Um dos ensinamentos de Jesus é o de que não deveríamos nos preocupar com o amanhã. Porém, isso não significa desprezar o futuro. Jesus falava sobre ansiedade e não inconsequência. Existe uma paz maravilhosa quando entendemos que podemos semear nosso melhor para o futuro, mesmo que não possamos controlá-lo totalmente. Cabe a Deus estas respostas, e Ele é um Deus bom. A equação, então é outra: escolhas sábias e uma esperança bem alicerçada.
O futuro já está aqui, nas práticas do presente. Mesmo não sendo um vidente, posso atestar que, pela forma como algumas pessoas têm vivido, seu futuro trará resultados negativos. A Bíblia trata o futuro de duas formas: como resultado de nossas escolhas (ou sementes) e como resultado de uma promessa. Sim, Deus tem planos de nos dar um futuro de paz: “‘Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor,’ planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro'” (Jeremias 29.11).
Por causa disso, você pode traçar objetivos e buscá-los, e pode fazer isso de forma positiva. Quem não tem objetivos claros na vida e não desenvolve a capacidade de sonhar vive de forma insegura. Os objetivos apontam caminhos que podemos trilhar e os sonhos só existem quando acreditamos neles. É a lógica do futuro: a capacidade de investir tempo e trabalho na conquista de objetivos e na realização de ideais. Isso, nós podemos fazer agora. Pense no futuro, hoje!