Em curso um novo conceito de família
26 de dezembro de 2016
Sabedoria para o ano novo
26 de dezembro de 2016

Você já parou para pensar exatamente o que significa esperança? Ela existe mesmo? Ou é apenas um tema recorrente dos poetas, teólogos, religiosos, místicos, apaixonados e, quem sabe, dos tolos e fracos?

Penso que assim como é impossível movimentar uma frota de automóveis, de aviões, de navios ou de qualquer máquina a motor por combustão, também é impossível imaginar o ser humano vivendo e movendo-se sobre a Terra sem esperança!

Creio que a esperança é o combustível da alma. Nosso ser interior é dirigido pela esperança, pela perspectiva de que o futuro será melhor, por isso entendo que Deus criou o dia, a noite e as estações do ano. À noite, ao deitar para dormir, sempre o fazemos com a esperança de um novo amanhã, de um dia melhor. Podemo-noslembrar de que depois de um rigoroso inverno, vem a primavera. Existe um belo versículo na Bíblia que diz: “… o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30.5). Isto é esperança! Você precisa mais de esperança para viver do que possa imaginar.

Sem a esperança tudo para; tudo fica congelado, incolor, como um dia sem o amanhã. A esperança nos faz pensar no próximo minuto da vida, no próximo passo, na próxima oportunidade, na próxima estação. A esperança é uma inspiração para nossos dias, ela fecunda nossos sonhos. Na verdade, a esperança e a vida se confundem porque não podemos desassociar a ideia de vida sem esperança. Vida é esperança!

Com grande propriedade o apóstolo Paulo afirmou em sua carta aos Romanos 5.5: “A esperança não decepciona”. Com ela a ordem emerge do caos, com ela as dores são suavizadas e a morte perde seu poder.
A esperança é amiga da paciência, é filha legítima da fé, é irmã inseparável da perseverança e prima da determinação. Talvez, por isso, a esperança tenha ganhado o adágio popular: “A esperança é a última que morre”. Ter esperança, portanto, é a condição primária para você se tornar uma pessoa verdadeira e estável, sem ela, diante das naturais adversidades da vida, tenderá a desanimar.

A esperança nos renova e faz reagir com estabilidade diante dos dias instáveis. Devido a isso, uma pessoa sem esperança já é um perdedor. Você precisa dizer para o seu fracasso que existe uma esperança, que dará a volta por cima e não desistirá.

Ter esperança é manter a luz acesa. É não se curvar diante da escuridão. É conseguir enxergar quando não se pode ver quase nada. É olhar para dentro de si e não perder os sonhos de vista. É ver-se quando ninguém mais percebe. É esforça-se para manter-se vivo, respirando contra tudo que conspira em oposição.

De onde vem a nossa esperança? Nossa esperança tem uma fonte: o Senhor! Como está escrito: “Esteja sobre nós o teu amor, SENHOR, como está em ti a nossa esperança” (Salmo 33.22). A essência da fé não é a religião, isso é sobre homens, a esperança é sobre Deus, é algo de Deus aos homens, um presente dos céus. Por isso, o inferno é o pior lugar para o ser humano, lá não existe perspectiva, ou seja, esperança. Sempre será ruim e pior a cada dia.

Quem ama, quer viver; quem vive, precisa de fé e esperança. Todavia, acredite, é impossível manter a esperança sem fé; deseje uma fé sobrenatural em Deus. Por meio de Jesus Cristo, o Salvador, você receberá uma viva esperança, que resiste e sobrevive a dias difíceis, ao luto, à dor, à perda e às tristezas profundas, porque justamente esta é a função divina da esperança neste mundo, alimentar o nosso coração!

Mesmo que você esteja vivendo dias em que quase perdeu a esperança; que tenha descoberto uma traição, que o dinheiro tenha acabado, que a ilusão trouxe à realidade da perda, que o vício tomou lugar da razão, enfim, agora precisa prosseguir. Receba com fé a esperança que vem do Senhor e não desista!

Mais do nunca em dias de crise, desemprego e desesperança, creia na esperança, tenha esperança. Ela é real e vital para a vida dos que jamais desistem! E mais que isto, tenha uma viva esperança em Deus.

Carlito Paes
Pastor da IC SJCampos e Líder da Rede de Igrejas da Cidade

Os comentários estão encerrados.