Bem-vindo à nova estação
10 de outubro de 2019
A Reforma Protestante
7 de novembro de 2019

Atualmente, pessoas estão cada vez mais conscientes de que precisam cuidar da sua saúde física. Elas escolhem o que comer e observam a origem dos alimentos, preferindo os orgânicos e naturais. A importância do exercício físico também tem ficado mais clara. Este movimento é muito bom, contudo, da mesma forma como cuidamos do corpo, precisamos cuidar das nossas emoções. Os brasileiros são conhecidos no mundo por sua afetividade, mas também por seu temperamento passional. Essa forma de ver a vida podetrabalhar muito contra nós em nossos relacionamentos e na forma como lidamos com situações difíceis. A paz de espírito é a principal base para que o homem seja feliz. E essa é uma qualidade que não é opcional, mas que é cada vez mais necessária para lidar num mundo cheio de estímulos estressantes diários.

Suas reações de ira, estresse e ansiedade não vão melhorar somente quando as condições à sua volta forem perfeitas. Até porque, elas nunca serão. Cuidar bem de suas emoções, reações e pensamentos é uma escolha pessoal. Quanto mais rápido você fizer isso, melhor, porque desde muito cedo na vida temos que lidar com as pressões da vida. Assim como o seu corpo pode sofrer lesões por tentar levantar pesos maiores do que está preparado para suportar, suas emoções podem não ter condições de lidar com as pressões. No entanto, você não precisa viver dessa forma.

O que fazer para melhorar nossa qualidade de vida, segundo a orientação bíblica? Alimente a sua mente e coração com o que pode realmente ajudar você. Há pessoas que são muito criteriosas quanto ao que vai à mesa, mas extremamente negligentes quanto aos pensamentos que permite que se alojem em sua mente. Quando vier à sua mente uma “voz” dizendo a você que você é incapaz, rebata este sentimento de baixa auto-estima com outro. Não é seu sentimento que deve controlá-lo,você é quem controla seu sentimento. A Bíblia diz que o coração do homem é enganoso e o que você sente pode serpassageiro, volúvel e irreal. Você pode também rebater pensamentos negativos com conselhos bíblicosmotivadores, como: “Tudo que for verdadeiro, tudo que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo que for amável, tudo que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês”(Filipenses4:8,9).

Cuidado com a precipitação. Muitas vezes, perdemos energia nos preocupando à toa e, geralmente, isso em nada ajuda a resolvermos o problema. Temos que pensar nas soluções para nossos problemas, mas alimentar-se de alimentos pessimistas apenas aumenta a ansiedade e obscurece nosso entendimento. Talvez, a solução mais adequada é óbvia, mas não conseguimos enxerga-la, como se a ansiedade fosse um nevoeiro que atrapalha a sua visão. Aprenda a mudar o foco de seu pensamento. Diga a você mesmo: “não vou sofrer por antecipação, não há nada que eu possa fazer agora”. Entenda que aquilo que você permite “nutrir” seus pensamentos impactará diretamente a qualidade das suas emoções. Encontre o caminho da espiritualidade saudável por meio de um relacionamento pessoal com Deus:“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6,7).

Carlito Paes.

Os comentários estão encerrados.