, , ,

RECOMEÇAR

Já começamos o nosso novo ano! Como estão as coisas em sua vida? Acredite, surgirão novas oportunidades para decidir melhor e corretamente. Um ano só é novo se não apenas o deixamos passar no calendário, você vai construir seu novo ano! E construímos quando o fazemos ser novo em cada momento de nossas vidas. Não podemos esperar resultados diferentes, se continuarmos a fazer sempre as mesmas coisas.
O que precisa mudar? Essa é a primeira pergunta que você deve fazer. A mudança começa com aquilo que você deixa para trás, começando com aquilo que você não mais permitirá que o acompanhe. Alguns terão que deixar atitudes velhas e mesquinhas para trás, terão de rever erros, maus hábitos, mágoas, ressentimentos, atitudes negativas, vícios e pecados. O que você precisa abandonar? Talvez alguns relacionamentos e amizades precisem ser encerrados. Afinal, há amizades que nos elevam, e amizades que nos afundam.
Este será um passo importante, mas também há outro necessário: o que de propositivo você fará com as oportunidades de vida que há diante de você? O que virá de novo? É tempo de construir novas amizades, de descobrir novos sonhos e projetos, de iniciar novos estudos, de renovar a sua fé. Veja cada novo dia, não como apenas um algo a mais no seu calendário, mas como uma oportunidade única de transformar realidades à sua volta, a começar por decisões simples e pequenas.
Suas novas decisões podem ser melhores, mas isso não significa que não serão arriscadas. A vida é uma prova de fé. Ela é muito grande, para ser vivida de forma pequena! Por isso, tenha fundamentos claros e bons, caminhe na verdade que Deus tem para você, e prossiga de forma responsável, mas empreendedora, sonhadora e positiva.
O apóstolo Paulo, que viveu cada dia intensamente, deixando um legado enorme para toda a humanidade, ensinou: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.” (Efésios‬ 5:15-16).
Enfim, viva intensamente seu novo ano, a partir do seu primeiro mês, não seja passivo, ou apenas reativos, seja ativo e empreendedor com relação a sua vida, ela é única, levante-se, agarre as oportunidades e faça acontecer com fé em Deus, suor e muito trabalho, o melhor ano da sua vida! Você não é vítima, é protagonista no enredo de sua maravilhosa vida!
Carlito Paes
Pastor Líder da Igreja da Cidade em São José dos Campos e Rede de Igrejas da Cidade.