,

RENOVE A SUA FÉ E A SUA ESPERANÇA

Post: Renove sua fé e sua esperança

Nos dias atuais, estamos cercados de notícias de violência, corrupção e injustiças. Mais do que nunca, é preciso renovar nossa esperança. Você sabia que a Bíblia apresenta a expressão “Não temas” 365 vezes, uma para cada dia do ano? Não deixe que o medo o paralise. O livro de Salmos, na Bíblia, traz 150 capítulos carregados de pérolas de sabedoria poética. Dentre tantas, lemos: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmo 30:5b). Em outras palavras: tenha perspectiva, que é um essencial à vida e pré-requisito para toda grande vitória.

Só será possível viver bem com uma perspectiva positiva. O único lugar onde não há qualquer perspectiva é no inferno (lugar de tormentos) e sua vida não é um. Como disse o estadista britânico Windsor Churchill, “Se sua vida estiver atravessando um inferno, marche!” Você foi criado para grandeza, para uma vida radiante aqui e eternamente.

A perspectiva e a esperança precisam dominar nossas mentes e corações. Deus nos instiga a não desistir, a tentar novamente, a caminhar mais uma vez. Paulo, o apóstolo, disse: “As aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada!” (Romanos 8:18).

Sou um otimista. Gosto de pensar que tudo pode ficar melhor, que amanhã pode ser melhor que hoje, a despeito das pessoas negativistas. Não ignoraremos a realidade das crises ao nosso redor, é claro. Oraremos e lutaremos por dias melhores, entendendo que estamos aqui para contribuir em reverter essas realidades. Não faremos isso com atitudes negativas de lamentação, murmuração e terceirização dos problemas, pois ele não é somente dos outros ou do governo, mas de cada um de nós.

Tudo na vida é uma questão de decisão e atitude! Acredito que podemos ser pessoas positivas num mundo negativo, sermos resposta em tempo de dúvidas, sermos solução em tempo de aflições. Em Mateus 14:12-33, lemos quando Jesus e seus discípulos atravessaram uma tempestade terrível. Os discípulos entraram no barco por ordem de Jesus. Mesmo obedecendo-o, foram pegos pelo assolador e o barco estava naufragando. De repente, Jesus acorda e diz: “tende bom ânimo, Sou Eu. Não tenham medo”. Acredite, com Jesus não chegou ao fim. A tempestade vai passar e dias melhores virão! Vença o pessimismo e o fatalismo e decida ter fé e viver pela fé em Jesus. Como Paulo também escreveu: “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós…” (Efésios 3:20).

Tenha fé, esperança e amor! Você nunca será um fracasso até que você desista. Se você estiver andando na frente, os galhos baterão diretamente em você, então este pode ser um bom sinal. Avance, pois dias melhores virão para os pioneiros e empreendedores.

Carlito Paes
Pastor Líder da Igreja da Cidade em São José dos Campos e Rede de Igrejas da Cidade.