POR QUE EU DEVO ORAR POR ISRAEL?

 

A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela está repleta de mandamentos e ordenanças para nossa vida, e essas ordenanças estão entrelaçadas, mesmo que, por vezes, de forma indireta. A chave para agradar a Deus é a obediência. Em dias de paz, é muito fácil se esquecer de orar pela cidade de Jerusalém. Então, vamos aproveitar esse tempo de conflito para lembrarmos que precisamos orar por Israel e pela paz entre seu povo.

Está escrito: “Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa de DEUS. Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém. Jerusalém está edificada como uma cidade que é compacta. Onde sobem as tribos, as tribos do SENHOR, até o testemunho de Israel, para darem graças ao nome de DEUS. Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi. ORAI PELA PAZ DE JERUSALÉM; PROSPERARÃO AQUELES QUE TE AMAM.  Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. POR CAUSA DOS MEUS IRMÃOS E AMIGOS, direi: PAZ ESTEJA EM TI. POR CAUSA DA CASA DE DEUS, BUSCAREI O TEU BEM” (Salmos 122.1-9). Você acredita nessa Palavra? Então, precisa praticá-la em sua vida devocional.

Em dias de guerra, conflito e dor, não podemos ignorar essa ordenança do Senhor. Precisamos agir agora com a nossa intercessão. Um dos Salmos de peregrinação do povo de Israel, quando as pessoas iam anualmente ao templo em Jerusalém, está registrado no Salmo 122. Nesse texto, existe uma promessa aos que intercedem por Israel: Orar pela paz de Jerusalém é uma ordenança divina – o SENHOR não está pedindo, mas ordenando que se ore pela paz de Jerusalém. A essa ordenança está atrelada uma promessa de bênção e inclusive de prosperidade (em todas as áreas da vida), mas não para aqueles que apenas oram pela paz de Jerusalém, senão para aqueles que a amam. É preciso amar Israel e Jerusalém, para ter o coração correto para com Deus e poder orar por sua paz. Só através do amor de JESUS pode-se orar com entendimento e em compaixão por esse povo tão desesperadamente carente de DEUS e que não sabe distinguir a mão direita da esquerda, ainda que seja o povo que, diariamente, profetiza bênçãos ao praticar sua ortodoxia, tradições...

Oremos por Israel, DIARIAMENTE: “não descansemos nem demos a ELE descanso, até que Jerusalém seja levantada como objeto de louvor na Terra” - (Isaías 62.7).

Essa é a hora em que o Corpo de CRISTO precisa se posicionar. O mundo não entende e não ora pela paz de Jerusalém, pelo contrário, alimenta um ódio terrível pelo povo da promessa. E você, fará como os ignorantes? O que DEUS espera de nós?

Que possamos declarar e agir como Rute, a moabita, figura da igreja gentia, sobre quem não havia esperança, mas que, abrindo mão de sua própria agenda e planos, optou por servir em amor, submissão, companheirismo e dedicação à israelita Noemi, figura de Israel, desamparada, desolada, frustrada e rejeitada; e, com isso, passou a fazer parte da comunidade de Israel e de sua herança e promessa de salvação e redenção, bem como da genealogia de JESUS, o MESSIAS de Israel. Rute, com seu gesto de serviço a Israel, conheceu o Resgatador de Israel, fez aliança de casamento com ELE e trouxe ao mundo Aquele que poderia salvar e libertar Seu povo, o próprio MESSIAS de Israel. Você, querido irmão ou irmã leitora, é igreja do SENHOR JESUS CRISTO, pode declarar isso ao SENHOR, seu DEUS, o DEUS de Israel, ELOHEI Israel é o Seu Nome: “Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o SENHOR me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!”Quando Noemi viu que Rute estava de fato decidida a acompanhá-la, não insistiu mais.” – Rt 1.16-18.

O Senhor está procurando intercessores para o Seu povo em Israel e também deseja recompensar os que oram por esse povo e o amam. Que você diga sim para o seu Deus! Ame a Israel e prosperarás! Cuidado com os gritos de ódio e inveja que ecoam pelo mundo sem Deus contra o povo de Deus. Não se deixe influenciar.

 

Pense bem nisso!

Seu pastor e amigo, Carlito Paes.